terça-feira, 27 de julho de 2010

Rolamentos

COMO AUMENTAR A VIDA UTIL
Como aumentar a vida útil dos rolamentos é um dos grandes desafios da equipede manutenção.
Em primeiro lugar, precisamos fazer algumas considerações gerais que valempara os rolamentos de uma maneira geral.
Recomendo a aplicação das seguintes "Best Practices":
1. Um bom alinhamento diminui em muito o esforço sobre o rolamento,aumentando a vida útil do rolamento.
2. Utilização de um bom acoplamento que compense o desalinhamento.
Acoplamentos muito rígidos, provocam esforços nos mancais. Recomenda-seacoplamentos de lâminas metálicas com espaçador (o melhor) ou tipopoliuretano, mas aqueles que tem facilidade para a inspeção visual.
3. Dimensionamento adequado do rolamento, evitando sobre cargas.
4. Um bom balanceamento dinâmico do conjunto contribui para a diminuição dosesforços nos mancais.
5. Montagem correta dos rolamentos, evitando montar batido, ou com folgas eajustes inadequados. Utilizar montagem com aquecedor indutivo do rolamento,ou resfriamento do eixo, em alguns casos. Nunca utilizar aquecimento commaçarico ou com banho de óleo quente (crime!!!).
6. Evitar a contaminação do óleo lubrificante e da graxa são essenciais.Recomenda-se o uso de vedadores de mancais, tipo selos mecânicos (GBS,Improseal, Protec, Guard Box, Mag Seal, são algumas das marcas comerciais),para evitar a contaminação de água/umidade/pó. Recomenda-se também o uso derespiro one-way ou com filtros com sílica-gel para evitar contaminação pelorespiro. As caixas de mancais, reservatórios de óleo, redutores, respiram epodem contaminar com umidade e poeira o óleo lubrificante ou o óleohidráulico.
7. Verificação de alinhamento de mancais também são importantes. Mancaisdesalinhados provocam esforços excessivos nos rolamentos, marcando a suapista e acelerando a sua degradação.
8. Para os rolamentos lubrificados à graxa com relubrificação, manter aperiodicidade de lubrificação, e principalmente evitar colocar graxa emexcesso ou em falta. Graxa em excesso aumenta o atrito provocando aumento detemperatura, provocando degradação da graxa, ou se for em motores elétricos,pode contaminar o estator, provocando degradação do verniz ou baixoisolamento.
9. Para evitar a falta ou excesso de graxa, devemos tomar alguns cuidados: . Utilização de medidor digital de graxa para colocar exatamente aquantidade correta e não bombadas, como é usual, que pode estar com vazamento interno, ou pode depender do curso da bombada... . Utilização de um medidor de ultra-som acoplado com fone de ouvido parasaber o ponto exato da relubrificação. No ponto da lubrificação ideal, osom tem característica especial.
10. Utilização de filtros absolutos, beta 1000, 5 microns, no circuito delubrificação ou de sistemas hidráulicos. Nestes sistemas de lubrificaçãocentralizada, recomenda-se também os cuidados com a contaminação pelorespiro, com a utilização de filtros absolutos com sílica-gel no respiro.
11. Muitos tem conseguido ótimos resultados com lubrificação centralizada debombas e equipamentos com o sistema de Oil-Mist (pulverizaçào de névoa deóleo lubrificante diretamente nos mancais).
12. Utilização de Graxas Sintéticas de Alta Performance: o uso da GraxaSintética da Royal Purple Ultra Performance Grease de complexo de alumínioom óleo sintético aditivado com Synerlec tem ponto de gota de 270 C, baixadegradação, alta lubricidade, e superior resistência à água, aumenta emmuito a vida útil do rolamento. Testes práticos tem demonstrado aumento devida útil do rolamento de 50% a 100% ou mais. É a melhor opção paraaplicação multi-uso para rolamentos de uso geral, como os de motoreselétricos, equipamentos, cilindros, ventiladores, etc. Muitos utilizamgraxas sintéticas que tem óleo mineral, ou graxa à base de lítio comaditivos tipo bissulfeto de molibdênio e dizem que são de alta performance.
13. Utilização do Óleo Sintético Synfilm da Royal Purple com aditivo demicro-polimento Synerlec, de alto poder de filme, baixa oxidação. O Synfilmé o único óleo no mercado brasileiro que são embalados em embalagensplásticas lacradas e o óleo tem nível de limpeza ISO 4406 de 14/13/11,equivalente a NAS 4. É pelo menos 50 a 250 vezes mais limpo que os óleosconvencinais de mercado. Quanto mais limpo o óleo, menos desgaste terá orolamento e mancais. Tem clientes que utilizam o Synfilm há mais de 3 anos, sem substituição do óleo lubrificante, desde que tomados os cuidados paraevitar a contaminação.
Falhas em rolamentos significam mais de 15 a 20 % da indisponibilidade deuma unidade industrial. A utilização das recomendações acima diminuem emmuito a quebra de rolamentos, contribuindo para o aumento da disponibilidadeda instalação e diminuição dos custos de manutenção.
A teoria da vida útil infinita do rolamento não é simples teoria ou utopia, precisamos trabalhar para conseguirmos aproximar das condições ideais detrabalho, para que falha de rolamentos sejam eventos raros em nossa empresa.
Clientes no Brasil também comprovam a performance dos lubrificantessintéticos da Royal Purple, com relatos de que falhas de rolamentos são eventos raros nos últimos 3 anos, após a utilização dos lubrificantessintéticos da Royal Purple.
Obs.: Royal Purple Inc. - EUA é considerada como a melhor empresa delubrificantes sintéticos de alta performance dos EUA, representado no Brasil pela Excellence Lub.
Acesse a Home Page da Royal Purple Inc . EUA: http://www.royalpurple.com/ ou o site em português http://www.excellencelub.com.br/ e veja como pode reduzir a falha de rolamentos em sua empresa.
Contribuição:
Sergio Kimimassa NagaoExcellence Consulting & ServicesExcelência Lubrificantes - Representação Lubrificantes Sintéticos de AltaPerformance - Royal Purple Inc - EUA no Brasil

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