segunda-feira, 26 de julho de 2010

Escolha de Ensaios Não Destrutivos na Inspeção de Manutenção

Por muitas vezes, o inspetor de equipamentos tem que realizar a escolha de um exame por ensaio não destrutivo para complementar sua inspeção e dar maior confiabilidade em seus laudos. A escolha destes ensaios nas inspeções de manutenção possuí vários fatores, no qual pode até mesmo determinar diferentes ensaios nas diversas partes de um mesmo equipamento. Mas como forma de orientação, podemos considerar que os principais itens que influênciam essa escolha são:
  • Mecanismo de deterioração atuante no equipamento;

  • Dimensões da parte do equipamento que se deseja inspecionar;

  • Tipo de descontinuidade mais provável atribuída ao mecanismo de deterioração;

  • Características superficiais do local a ser inspecionado;

  • Propriedades metalúrgicas do material.


Assim, antes de escolher o Ensaio Não Destrutivo “END” é necessário conhecer os itens descritos acima. A tabela abaixo faz uma sugestão entre correlação usual entre mecanismos de deterioração, tipo de descontinuidade e “END” mais adequado para o caso.

Tão importante quanto à escolha da melhor técnica de inspeção a ser adotada, é também a determinação de como o ensaio deve ser realizado. O detalhe de como ele deve ser realizado, depende basicamente das características físicas do equipamento e das descontinuidades que se pretende encontrar. Isso determina o nível de sensibilidade que devemos atingir no ensaio.
Referência:
Vasos de Pressão – Apostila do Curso de Formação de Inspetores de Equipamentos
Colégio Pentagono – 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário