segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Teste de Estanqueidade

O teste de estanqueidade tem como objetivo assegurar a inexistência de vazamentos, sem considerar aspectos de integridade estrutural do equipamento.


O Ensaio de Estanqueidade tem sido largamente empregado em testes de componentes pressurizados ou despressurizados onde existe o risco de escape ou penetração de produtos.


Os métodos aplicados no ensaio de estanqueidade são: medir Pressão ou Vácuo com alta precisão, método da Bolha, método da Variação de Pressão, detecção de vazamento por meio de Fluido Frigorígeno ou de aplicação de gás Hélio com o respectivo aparelho detector e, modernamente, a localização de vazamentos de gases e líquidos por ultra-som.


Em vasos de pressão, temos os exemplos, a saber:

a) Estanqueidade das conexões e bocas de visita – são fechadas todas as conexões para preenchimento do vaso com o fluido de teste e observado se há vazamento pelas juntas, pelo simples exame visual, ou usando-se detectores apropriados em função do fluido utilizado;

b) Bandejas de torres de destilação – Neste teste, a bandeja é inundada com água até a altura da chapa de nível do vertedor, sendo seu esvaziamento espontâneo cronometrado. A inspeção visual da parte inferior da bandeja indicará o número de gotas que vazam na unidade de tempo através das regiões de vedação do assoalho da bandeja;

c) Chapas de reforço – O teste, nesse caso, consiste em colocar ar comprimido ou gás inerte através de um niple com entalhe na extremidade, conectado ao furo de ensaio. O entalhe no niple é para evitar o bloqueio de gás no caso de a extremidade do niple entrar em contato com o casco do vaso. A chapa deve ser pressurizada com uma pressão entre 0,7 a 1,0 Kgf/cm2.

Após 15 minutos de pressurização, deve ser colocada sobre as soldas em teste uma solução formadora de bolhas.




Rodrigo A. Missio

Nenhum comentário:

Postar um comentário