terça-feira, 20 de julho de 2010

Inspeção Visual

A inspeção visual foi provavelmente o primeiro ensaio não destrutivo usado pelo homem, mas continua sendo o mais usado e geralmente precede qualquer outro ensaio. A sua principal vantagem é fornecer dados quantitativos (além das informações qualitativas) mais facilmente que os outros END’s.
A inspeção nada mais é do que uma comparação, Você deve ter em sua mente um padrão de aceitação, por isso, muitas vezes uma descontinuidade visual pode ser aceita por um inspetor ao ponto que para outro essa estará reprovada.
Ao formatarmos esse padrão de aceitação, logo passaremos o colocá-lo em pratica, Devemos ser minuciosos e extrair o máximo de informação possível daquele equipamento e naquele instante.
Ao falarmos em NR-13, existem alguns pontos que devem obrigatoriamente ser observado, tais como, identificação do equipamento (TAG e Categoria), placa de identificação, aterramento elétrico, dispositivo de segurança, iluminação de emergência e disposição do equipamento quanto a manutenção e operação.
O técnico de inspeção não deve se limitar somente a esses pontos, pois ele pode observar outras avarias que eventualmente possa vir a causar danos com perdas pessoais e materiais. Deve-se também ficar atento quanto as ferramentas utilizadas, pois essa inspeção se procede com o equipamento em operação, portanto, o inspetor sempre deve dispor de uma postura segura e preventiva diante do equipamento. Exemplos: Utilização de maquina fotográfica em local intrinsecamente seguro, sendo essa não apropriada (ainda questionável). Utilização do teste do martelo ou martelamento em região do costado, entre outros.
As condições do equipamento deve ser evidenciada por meio de registro fotográfico, utilizando no relatório uma redação de fácil entendimento. Para o relatório deverão constar no mínimo as informações requeridas em disposto 13.10.8 da NR-13, e evitar siglas e abreviações, ou mesmo dispor uma legenda quando se fizer necessário.
Lembre-se sempre do quão importante serão essas informações para avaliações futuras do equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário