terça-feira, 20 de julho de 2010

Válvula de Segurança

Toda indústria que possui vasos de pressão ou caldeiras, obrigatoriamente tem em sua planta, válvulas de alivio e/ ou segurança para a proteção dos equipamentos.
Essas válvulas previnem invejáveis aumentos de pressão alem dos limites considerados perigosos.
Portanto, são dispositivos auto-operado e auto-suficientes que tem que operar de forma confiável e precisa a partir do momento em que outros instrumentos usados para controlar a pressão desses equipamentos falharem. Por isso a válvula de segurança e/ ou alivio apesar de sua simplicidade de construção é considerada o “ultimo recurso” para a proteção contra a sobrepressão de um sistema. Ela tem um papel essencial dentro de uma unidade de processo.
A palavra “segurança” impõe respeito em qualquer segmento que ela seja usada.
Quando uma válvula de segurança dentro de um processo industrial ou caldeira é acionada, devido a um aumento de pressão, isto é um “aviso” de que alguma coisa fora do normal está acontecendo.
Portanto, o objetivo principal de uma válvula de alivio e/ ou segurança numa industria que possui equipamentos sob pressão é a prevenção de danos a esses equipamentos, evitar ferimentos ao pessoal envolvido e proteger o capital investido, além de uma proteção à comunidade e ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário