terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Análise de falhas de Válvula de Alívio RVP-200

Essa publicação elucida uma boa pratica da aplicação do módulo de elementos finitos do “Inventor Professional 10”, assim também como a ferramenta de análise utilizada, 5W.
Os ensaios que foram realizados e a sistemática utilizada estão descritos de forma simples e objetiva. O material completo pode ser visualizado na seção download ou clique aqui para baixar o arquivo.
Veja um breve relato da conclusão,
 “... O projeto da válvula, geometria/ dimensional, apresenta uma região de concentração de tensão “off”, onde essa só foi ativada devido aos eventos acima mencionada. Com a ativação dessa região, iniciou-se ali um carregamento dando origem a uma trinca. Essa teve o seu crescimento paralelo a força de cisalhamento do conjunto. A ruptura ocorreu quando a trinca atingiu um tamanho “x” em que a seção transversal resistente (nervuras) não mais podia suportar a carga, devido ao aumento das tensões ali envolvidas.



Podemos admitir que o fenômeno ocorrido se caracteriza como fratura dúctil de alto ciclo, pois essa não ocorreu com um único impacto e nem havia tensões ali suficiente para atingir a tensão de escoamento do material.”

Rodrigo A. Missio

Nenhum comentário:

Postar um comentário